Irlanda, uma colaboradora da horta trouxe um pacotinho com sementes de ervilha torta. De flor roxa. Mas só descobrimos que era dessa espécie quando as flores nasceram.
As sementes foram plantadas rente ao muro e basicamente foram esquecidas (!). Mas isso foi em um curto período, só nos lembramos das ervilhas quando fomos dar uma remanejada ali naquele espaço e já tinha ramos espalhados no chão.
E permaneceram no chão por mais uns bons dias dias até fazermos esse suporte pra subirem, afinal de contas a ervilha torta é uma trepadeira.
A partir disso começaram a desenvolver melhor e mais rapidamente.
Essa foto abaixo é com 40 dias após plantadas.
51 dias
Com 60 dias os pés começaram a florir
65 dias e já tem várias vagens formadas com as ervilhas dentro e outras tantas em formação. Essa espécie tem a vagem achatada e larga e o momento de colher é quando as ervilhas já estão bem salientes.
No local onde foram plantadas os solo não era dos mais favoráveis e não foi trabalhado. É o que tinha ali quando montamos a horta. O sol bate direto durante toda a manhã e uma vez por dia (costumeiramente pela manhã) regamos.
UPDATE >>> Olha que bacana, nessa foto que fizemos hoje (27julho) dá pra ver direitinho 3 fases distintas do crescimento de ervilhas tortas - a flor, logo abaixo tem uma vagem se formando e depois a vagem quase no ponto de ser colhida, com as ervilhas já salientes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário