Horta na Rua




A horta é de todos.
Sinta-se á vontade para colher.
Só não vale levar as mudinhas!



Quando começamos a montar a horta no canteiro de uma calçada abandonada em frente de onde estamos morando, não conhecíamos ninguém, éramos novos no estado, na cidade, no bairro, na rua!

Todas, mas absolutamente todas as pessoas da vizinhança que passavam e nos viam ali limpando, capinando e plantando algumas mudas, primeiro estranhavam o fato de estarmos fazendo uma horta no meio da calçada, depois se espantavam mais ainda quando dizíamos que a intenção era ser comunitária, que as pessoas poderiam colher.
Todos, mas absolutamente todos, disseram  que não iria durar um dia, que iriam vandalizar, roubar as mudas, etc etc.

Até hoje, com mais de 6 meses de horta, só duas mudas de couve foram levadas.

Talvez o bairro e as pessoas que passam por aqui não sejam "tão selvagens" como todos apostaram. Mas acho também que algumas iniciativas simples causaram algum tipo de empatia, - e contei tudo isso por que podem servir de dicas pra quem tá afim de montar uma horta na rua.

1 - pegamos algumas mudas  que tinhamos ( manjericão, pimentão, hortelã...) ,colocamos em copinhos de jornal (aprenda a fazer aqui) e deixamos ali na hortinha pra quem quisesse pegar e levar pra plantar em casa.







2 - imprimimos num papel A4 e colamos num papelão pendurado num cabide, um textinho explicando qual era a ideia e convidando as pessoas a participarem





3 - acho que os lambe lambe  que fizemos, com fotos de dois cachorros xerifes da rua também ajudaram a colaborar positivamente, mas isso foi bem específico e não foi feito em razão da horta, ela veio depois (tem a história aqui). Mas é fato que a horta, por si só, já quebra a rotina e age positivamente a favor dela mesma.




4 - fazer uma fanpage no Facebook, pra horta, também é bem legal.

5 - por último, mas que poderia estar como primeira dica, é envolver os vizinhos, chamar pra plantar junto ou participar trazendo de vez em quando uma garrafinha com água pra molhar as plantinhas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário